Nossos  alunos disputaram   no último final de semana a Copa de Futsal Viva o Olímpico Sub 9, organizada pela Escolinha de Futebol do Grêmio, com o apoio dos Setores de Avaliação e Captação e Marketing do clube, bem como da empresa Alimentos Ninfa, patrocinadora do evento. A competição foi disputada no Ginásio David Gusmão do Olímpico e teve como objetivo principal a formação da Categoria Sub-10 da Área Competitiva do Grêmio FBPA para o ano de 2013 e contou com a participação do Instituo Geração Tricolor, Escolas Conveniadas do Grêmio e clubes convidados.

A Futuro Craque jogou a fase de classificação e quartas de finais na sexta feira 28/09. Integrante do Grupo Olímpico enfrentou Kitalento de Estância Velha, Associação Guaibense de Futsal, Esc. do grêmio Guaíba e a escolinha Guiarone e Peixoto de Viamão, vencendo todos os adversários respectivamente por: 4×2, 4×1, 3×0 e 4×2. Já nas quartas de finais voltamos a enfrentrar a esc. Guiarone e Peixoto vencendo novamente por 6×2.  No outro confronto a Esc. do Grêmio de Gaíba venceu o Kitalento. Desta forma garantimos vaga nas semifinais que aconteceram no domingo dia 30. No Grupo arena os classificados foram o clube Sandense de Três Coroas e o E.C. Rui Barbosa de Arroio do Meio, estes dois que não são escolas conveniadas, mas mantém parcerias com o Grêmio FBPA.

No primeiro jogo das semifinais nossa equipe enfrentou o Sandense. Um time com atletas de qualidade e força física. Foi um jogo muito disputado, Porém o padrão de jogo da sub 9 canoense falou mais alto e vencemos por 2×0 confirmando a vaga para a Grande final. Na outra semi final, E.C. Rui Barbosa e Esc. do Grêmio de Guaíba fizeram um grande primeiro tempo. Um jogo pegado de muita marcação e de destaque para o goleiro de Guaíbense com defesas determinantes para o 0x0 do placar da primeira etapa. No segundo tempo a equipe do E.C. Rui Barbosa, mellor equipe do grupo arena  partiu para o ataque com força total. A equipe de Guaíba se segurou como pode, mas a qualidade individual da equipe de Arroio do Meio fez diferença. Vitória por 3×0.Na Decisão de 3º e 4º Guaíba levou a melhor sobre o Sandense.

Então veio a Grande Final, as duas melhores equipes da competição, Futuro Craque x E.C. Rui Barbosa. Dois times que primam pelos treinos de futsal, com estilos diferentes de jogo. Havia um  consenso entre torcedores, organizadores e avaliadores  de que seria um grande jogo u que  qualquer uma das duas equipes que fosse a campeã levaria o título com justiça. E realmente foi um jogaço. Os atletas nem pareciam crianças de apenas nove anos, alguns com até menos, parecia um jogo de “mini adultos”. Nosso time manteve a postura defensiva e se preocupou em  eliminar as principais jogadas do E.C. Rui Barbosa. Em contra partida o adversário também apresentou-se muito bem na defesa. Foi um jogo que seria decidido nos detalhes. Nosso time marcava muito bem, mas não conseguia encaixar o contra ataque, quando isso aconteceu Luciano Daltoé abriu o placar para a Futuro Craque. 01 x 00. O Rui Barbosa fez substituições e passou a marcar mais avançado, desta forma ganhou um escanteio e num descuido defensivo o ala esquerdo acertou um chute potente no canto esquerdo do goleiro Thiago. 1×1. O gol desestabilizou a equipe por alguns minutos. O suficiente para o Rui Barbosa se aproveitar de uma saída de bola errada e ampliar para 1×2, placar final da primeira etapa. No intervalo a preocupação da comissão técnica era acalmar a gurizada que estava visivelmente abalada. Vítor Vera entrou no lugar de Luis Fernando e Luciano Daltoé foi deslocado para ala direita. Nossa equipe manteve a formação  defensiva , porém passou a marcar mais na frente, procurando forçar o erro do adversário. O Rui Barbosa tentava nos contra ataques, mas Gustavo Coelho esteve sempre bem nas coberturas. Nosso time mostrou bom volume de jogo assustando o goleiro de arroio do Meio, Só que a bola da Futuro Craque teimava em não entrar. Faltando 3 minutos Vitor Vera foi para o gol para jogar como goleiro linha. A ação tática surtiu efeito e a  Futuro Craque empurrou o rui Barbosa de vez para dentro da sua quadra. Duas bolas passando raspando o poste do adversário e Faltando menos de um minuto Vitor tabelou com Fernando recebeu de volta e achou Luciano que entrou livre e chutou forte, mas parou no bom goleiro de Arroio do Meio. Logo em seguida o árbitro apitou o final do jogo. Placar Final: Futuro Craque 01×02 E.C. Rui Barbosa.  Foi a única derrota em toda competição, infelizmente no jogo final.

As equipes receberam a premiação das mãos representante do patrocinador do evento. Primeiro foi chamado  o artilheiro do campeonato atleta da equipe do Sandense de três Coroas que ficou em quarto lugar. Em terceiro Esc. do Grêmio Guaíba, Segundo Futuro Craque Canoas e campeão E.C. Rui Barbosa de Arroio do Meio. Após a entrega da premiação as quatro equipes finalistas dirigiram-se para o C.T. Cristal onde um almoço os aguardava. Os atletas puderam correr brincar e ainda jogar bola sem pressão nos campo do centro de treinamento. Como surpresa os Atletas receberam sorvete e um Kit da empresa Ninfa patrocinadora. Mas o prêmio mais aguardado só viria as 18h30min, a entrada em Campo com os jogadores profissionais no estádio Olímpico, onde as quatros melhores equipe puderam fazer a volta olímpica carregando seus troféus frente a um estádio olímpico lotado.

A Futuro Craque inscreveu 9 atletas na competição e 6 deles foram aprovados na avaliação, apresentando-se já nesta quinta-feira  04/10 para integrarem a  Seleção sub 10 de 2013, são eles:

Thiago Stallbaum, Gustavo Coelho, Luciano Daltoé, Luís Fernando Muller, Arthur Ávila e Vitor Vera. Parabéns gurizada inicia-se uma nova etapa na fase de formação de vocês e a Futuro Craque estará sempre torcendo pelo seu sucesso com a camisa do Imortal Tricolor.