A Futuro Craque orgulha-se de mais uma vez ver atletas encaminhados por nossa escola sendo campeões com o manto sagrado do Imortal Tricolor, Caso do Meia atacante Patrick Fioravante e do Volante João Guedes, Campeões do Efipan na noite de ontem.
Guedes foi o cobrador do último pênalti que garantiu o titulo.
A equipe Sub-13 do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense conquistou, na noite da última segunda-feira (1º/02), a 36ª edição do Efipan (Encontro de Futebol Infantil Panamericano), em Alegrete, RS, ao derrotar o Internacional na final do certame, em decisão nos pênaltis (4×2), depois de empatar em zero no tempo regulamentar. É o 5º título conquistado pelo Grêmio neste torneio, reconhecido no Brasil e na América do Sul, como uma das mais importantes competições de futebol das categorias de base.
O jogo foi muito disputado, com o Grêmio tomando a iniciativa no início da partida, encurralando o Internacional em seu campo, com jogadas e troca de passes rápidos e muita posse de bola, o que proporcionou muitas jogadas agudas de ataque e pelo menos três chances vivas de gol. Assim foi durante todo o primeiro tempo, com ampla dominação tricolor.
Na segunda etapa o jogo ficou mais parelho, muito brigado, típico dos clássicos gre-nais, com chances para as duas equipes, sem, no entanto, qualquer delas conseguir abrir o placar, levando a partida e o título a ser disputado em penalidades máximas.
Nos pênaltis o Grêmio foi melhor. Prevaleceu o preparo técnico e psicológico dos jogadores gremistas para um eventual confronto em penalidades, que converteram 4 e sofreram apenas 2 pênaltis. Este aspecto tinha sido ressaltado pelo técnico gremista Dedé Mello, antes do jogo. Segundo o comandante tricolor, – “o incidente penalidades não é vencido por acaso, mas fruto de treinamento técnico e psicológico com os jovens atletas”.
Para completar e abrilhantar a conquista, tivemos o goleiro menos vazado (Gabriel Roberto), o artilheiro (Léo Fenga, com 8 gols) e a revelação da competição (Léo Fenga).
Campanha
18/01 – Unión Santa Fé 0x4 Grêmio
20/01 – Grêmio 0x1 São José
24/01 – Grêmio 1×1 Internacional
25/01 – Flamengo 0x3 Grêmio
28/01 – Grêmio (4) 1×1 (2) Juventude
31/01 – Grêmio 5×0 Avai
01/02 – Grêmio (4) 0x0 (2) Internacional (FINAL)
Escalação:
Gabriel; Thomas (Yago, 30′), Maratá, Felipe e Thiago; Guedes e Sarará; Patrick (Bruno, 39′), Pedro e Wesley; Léo Fenga (Allison, 51′).
Cobradores de pênaltis (que converteram):
Sarará, Pedro, Wesley e Guedes.
FONTE:
Coordenação de Comunicação
ESCOLA DE FUTEBOL DO GRÊMIO FBPA