A Futuro Craque / Grêmio FBPA enfrentou o Genoma Colorado do Harmonia, nos domínios da equipe rubra e voltou de lá com uma vitória por goleada e um empate.
Estavam marcados três confrontos entre a futuro Craque e o Genoma nas categorias sub 13 sub 15 e sub 17, Mas devido ao mau tempo só foi possível a realização de dois jogos. O primeiro da sub 13 e o segundo um misto entre sub 15 e sub 17, devido à ausência de muitos atletas de ambas as equipes, por causa da chuva que começou a cair ainda na primeira etapa do jogo sub 13.
Foram dois bons jogos, com as equipes pensando em jogar futebol e procurando sempre o gol. O genoma saiu na frente com um belo gol de fora da área. Depois de uma saída de bola errada a defesa da Futuro Craque fez falta ao lado da área. Depois da cobrança a defesa afastou parcialmente, mas a bola encontrou justamente o atacante que estava desmarcado, que teve tempo de ajeitar a bola e bater no ângulo superior direito de Luís Felipe. Até aí esta tinha sido a única chance do genoma. A Futuro Craque tinha controle total do meio campo, Jean, Vinícius, Marlon e Robinho, bloqueavam as principais investidas, da equipe da casa. Bruno Fidélis pela Lateral direita e Luan pela Lateral esquerda protegiam o sistema defensivo pelos lados. Bruno muito bem na marcação, e subindo para o apoio sempre que possível. No ataque Lucas e Waguinho alternavam-se juntamente com as chegadas de Marlon e Robinho. Na Zaga Jonas e Tuta foram sempre firmes e jogando com muita seriedade. Com esta maneira de jogar a Futuro Craque tinha maior posse de bola e que possibilitava mais chances de gol. Numa grande jogada pela esquerda, Waguinho recebeu em velocidade, invadiu a área e só deslocou o goleiro colorado. 1×1 Empate da Futuro Craque. Logo em seguida o ataque gremista pressionou a saída de bola dos donos da casa, Waguinho acreditou na falha do Zagueiro e com muito oportunismo deu um leve toque para desviar do goleiro que vinha saindo do gol. 2×1, Virada tricolor e primeira etapa terminou assim. No segundo tempo a partida seguiu com amplo controle da equipe Tricolor que perdeu várias chances de gol até ampliar o placar. O terceiro Gol veio de um rebote de uma falta cobrada por Robinho, que bateu com violência da intermediária, o goleiro rebateu com o pé, mas Jean Zanuz pegou de primeira e estufou as redes coloradas mais uma vez. 3×1. O quarto gol veio já quase no final da partida. Em um lance pela esquerda de ataque, Lucas cabanhas tramou com Robinho. A bola foi cruzada na área, a defesa colorada afastou, mas Vinícius Dias dominou, ajeitou e colocou como se fosse com a mão no ângulo direito da meta colorada. Um golaço. 4×1. Este foi o segundo confronto entre as duas equipes sub 13, ambos no Campo do União Harmonia, sendo a segunda vitória da Futuro Craque. O primeiro foi 3×1 para a equipe tricolor.
No segundo confronto as a Futuro Craque apresentou novamente superioridade no setor de meio campo e maior volume de jogo, criando boas chances de gol, mas as chances mais claras de gol foram da equipe colorada que foram desperdiçadas pelo centroavante. Foram pelo menos quatro finalizações de frente para o gol gremista, mas que não atingiram a meta tricolor. A Futuro Craque variava as jogadas de ataque, hora pela direita com Rômulo e Alef Gabriel, hora pela esquerda com Rodimar e Johnny, utilizando os lados do campo. Gustavo foi o responsável pela articulação no meio campo, assessorado por Marcos (impecável de volante) e Felipe. Na Zaga Rafael, Lucas e Jackson, sentiram a falta de entrosamento, mas deram conta do recado. Em bela jogada pela direita Gabriel cruzou na pequena área, na medida para a cabeçada de Johnny, que o zagueiro salvou em cima da linha, pois o goleiro já estava batido. A velocidade do ataque gremista só era parada com faltas. Foram muitas chances de bola parada, tanto pelo lado quanto de frente para a meta colorada. Mas o gramado molhado e a bola pesada atrapalharam as cobranças. Os gols do jogo só saíram no final da segunda etapa, ambos de bola parada. Em uma falta Frontal Vagner “Baiano”, que estava no gol nada pode fazer. Gol do time da casa. A Futuro Craque não se abalou e partiu para uma blitz na saída de bola colorada e deu resultado. A defesa se atrapalhou e magno urihel recebeu dentro da área e foi puxado, pênalti sem discussão. Jackson, um gigante em campo, foi para a cobrança e com muita categoria deslocou o goleiro. 1×1. Só deu tempo de dar a saída para que o árbitro encerrasse o jogo.
Foram dois bons jogos, principalmente para a equipe sub 13 que se prepara para a disputa da Copa Tricolor em Dezembro. A duas equipes jogaram muito bem, mas apresentaram falhas, devido à falta de treino. O próximo compromisso da Equipe de futebol de campo da Futuro Craque é em novembro, contra a filial de Capão da Canoa. Na ocasião viajarão quatro categorias, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17.