A Futuro Craque/Atletas Cidadão estreou ontem 18/08, no Campeonato Metropolitano entre escolas do Grêmio. Competição organizada pela equipe de supervisores das escolas conveniadas ao clube, visando avaliar as mesmas e captar novos talentos para categoria de base tricolor. Em nosso primeiro compromisso a escolinha do Grêmio de Santa Cruz do Professor João, que nos recebeu muito bem e apresentou um campo de jogo de excelentes condições para a gurizada. Nossas equipes representam Canoas neste certame e recebem apoio da SMEL-Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Vereador Juarez Hoy para a disputa da competição.
Sub 15
Na primeira partida da manhã, a sub 15 entrou em campo com muitos desfalques, o que descaracterizou a equipe exigindo muitos improvisos por parte da comissão técnica. Mesmo assim que começou levando perigo fomos nós. Com menos de 5 minutos Mikael Zanette, em cobrança de falta acertou o poste dos donos da casa. A Futuro Craque controlava bem o meio campo e investia nos lançamento para Christopher, que infernizava a defesa adversária. Em uma joga trabalhada pela direita, a bola foi lançada para ele que invadiu a área, mas perdeu o ângulo de chute. Não demorou muito para que houvesse marcação individual em cima dele. A nossa sub 15, mesmo com atletas improvisados conseguia jogar de igual para igual contra a os Santa Cruzenses. Só que em um erro de passe no meio do campo, a sub 15 canoense armou o contra ataque adversário e os donos da casa aproveitaram. E om um chute forte de fora da área abriram o placar. 1×0. Nossa equipe seguia firme na partida, mas uma segunda falha culminou no segundo gol dos donos da casa. 2×0. A Sub 15 sentiu o golpe e se perdeu em campo por alguns momentos, mas logo em seguida conseguiu descontar em gols de escanteio cobrado por Ezequiel, que Mikael completou. 2×1 e fim da primeira etapa. Durante o intervalo a comissão técnica tricolor reorganizou a equipe, e fez uma substituição, Saiu Matheus Brum entrando Deverson Teixeira. A equipe voltou melhor, novamente com controle do jogo, mas novamente, uma falha de posicionamento gerou o contra ataque dos donos da casa que ampliaram o marcador para 3×1. O jogo seguiu e as principais ações de ataque continuavam sendo nossas, alternadas aos perigosos contra ataques da equipe de Santa Cruz. Só que o volume de jogo a Futuro Craque/Atleta Cidadão foi diminuindo muito em consequência do calor e dificultando a reação canoense.
Placar final:
Esc. Do Grêmio Santa Cruz 03 x 01 Futuro Craque/Atleta cidadão.
Participaram da partida:
Matheus Brum, Déverson Teixeira, Ezequiel Bittencourt, Lucas Muller, Mikael Zanette, Sérgio V. Granisch, Chrystopher Carvalho, Júlio Lopes, Talisson Bento, Evander da Silva, Ederson Correa e Thiago Salazar.
Sub 13:
No segundo jogo da manhã, a gurizada da Futuro Craque/Atleta Cidadão entrou em campo já sabendo que “o bicho tava pegando” e que precisariam jogar muita bola para conquistar um resultado positivo. Só que novamente nossa equipe apresentou-se desfalcada o que originou em novas improvisações, como havia acontecido na sub 15.
Começou a partida e a sub 13 canoense conseguiu manter o meio campo sob controle e atacava com muita qualidade com “Gustavinho”. Nossa equipe jogava dentro do campo adversário, sufocando a saída de bola e retomando-a mantendo a bola no ataque. Os donos da casa pareciam não saber o que estava acontecendo. Gustavinho e Osmar pela direita enlouqueciam o lateral esquerdo Santa Cruzense. Mas os donos da casa tinham um bom toque de bola e envolviam nosso meio campo quando nossos atletas estavam fora de posição. E em um destes ataques envolventes, nossa defesa ficou exposta e cometeu falta na entrada da área. Em excelente cobrança os donos da casa abriram o placar. 1×0. Parecia que o filme da sub 15 se repetiria. Só que a sub 13 empatou e virou logo sem seguida com dois gols de Déverson, que jogou descontado, devido a uma batida nas costas que sofreou na partida da sub 15. 1×2. As principais chances de gol continuavam sendo canoense. O goleiro Sérgio Vinícius praticamente assistiu o primeiro tempo. No início da segunda etapa nosso time conseguiu ampliar para 1×3 com um gol de Gustavinho. Mas a Esc. Do Grêmio de Santa Cruz voltou com uma formação diferente e apostou em um atacante de força e de grande estatura. Tal alteração surtiu efeito. Nossos defensores demoraram a adaptar-se a maneira de marca-lo. Tempo suficiente para que o atacante conseguisse marcar duas vezes e empatar a partida novamente. Durante alguns minutos a nossa equipe se perdeu em campo. Neste momento brilhou a estrela da Sérgio Vinícius que evitou pelo menos mais 2 gols do adversário. Com a equipe reposicionada, controlando bem as ações do atacante dos donos da casa, a Futuro Craque/Atleta Cidadão voltou a pressionar a saída de bola. Lucas Muller o “Pitt Bull” era um monstro em campo. Jogando de volante ajudou a cobrir o lado direito, marcou no meio campo e ainda se arriscava no ataque, mesmo depois de ter atuado durante toda partida da sub 15. Osmar e Gustavinho desta vez pelo lado esquerdo de ataque, sobrecarregavam a marcação adversária e com muita velocidade invadiam a área. Guilherme Fanfa e Natan Costa somavam-se aos atacantes segurando a bola no campo de ataque. Tal atitude desafogou o sistema defensivo evitando que a bola chegasse aos pés do atacante. Assim passamos a jogar novamente dentro do campo adversário e criar boas chances de gol. Em uma sequência de escanteios Gustavinho aproveitou a sobra e desempatou o jogo novamente 3×4. Nossa equipe manteve a postura e não recuou. Foi aí que o monstro do jogo apareceu. Em uma grande arrancada pela esquerda, Lucas Muller foi driblando em diagonal na direção do gol e ao invadir a área, com muita categoria, bateu com curva no canto esquerdo alto do goleiro, um golaço! Dando números finais a partida.
Placar final:
Esc. Do Grêmio Santa Cruz 03 x 05 Futuro Craque/Atleta Cidadão.
Participaram da partida:
Maicon Darós, Gustavo pereira, Eduardo Giovanella, Natan da costa, Guilherme Fanfa, Ugo da Silva Neto, Osmar Murlick jr.,Lucas Muller, Déverson Teixeira, Sérgio Granich, Thiago Jenish e João Matheus Lara.
Sub 11
A sub 11 fechou a manhã em Santa Cruz com goleada. Nossos atletas foram a campo com uma proposta de jogo bem definida e muito bem executada. Com uma ataque rápido formado por Matheus Bernardino e Enrico Riva, sendo municiado pelos meias, Lineker Freitas e Rafael Muller e o apoio de Gabriel Burttet pelo lado direito, a Futuro Craque/Atleta Cidadão conseguia ter muita posse de bola dentro do campo adversário. No meio campo os volantes Jessé Soares e Nícolas Araújo evitavam que o time de Santa Cruz criasse com liberdade e que nossos zagueiros Thiago Jenish e Carlos Eduardo Backendorf ficassem no mano-a-mano com os atacantes donos da casa. Quem teve a tarefa mais difícil foi Anderson Pulgatti. Isso por que o bom atacante dos donos da casa caía sempre pelo lado esquerdo de nossa defesa. Fato que limitou as investidas de Anderson ao apoio pela lateral esquerda. Desta forma a sub 11 abriu o placar com Matheus Bernardino, aproveitando um escanteio perfeito cobrado por Nícolas Araújo. Bernardino também marcou o segundo depois de grande assistência de Enrico Riva. Em uma das poucas vezes que os donos da casa conseguiram estar cara a cara com o nosso Goleiro Arthur ribas, um dos lances mais bonitos da partida. A sub 11 tinha posse de bola e perdeu no meio campo. Os donos da casa ligaram um contra ataque muito rápido para o seu atacante, que passou de viagem pela nossa defesa e invadiu a área buscando ângulo para o chute com a perna direita. Foi aí que Arthur, cara a cara com o atacante, se jogou nos pés do atacante e “como um gato” tocou só na bola. A torcida canoense que nos acompanhou foi ao delírio. Defesa de gente grande, de grandes goleiros. E assim terminou a primeira etapa, 0x2.
No segundo tempo Leonardo Pacheco substituiu Matheus Bernardino. Nossa equipe entrou um tanto quanto relaxada e displicente, deixando o time dono da casa criar em nosso campo defensivo. Tal postura originou duas chances claras de gol. Duas faltas na entrada da área que não foram aproveitadas pela equipe de Santa cruz. A Futuro Craque/Atleta Cidadão acordou e voltou a controlar a partida e rondar a área adversária. Em um escanteio Nícolas Araújo colocou na cabeça de Gabriel Burttet, que no primeiro pau só desvio do goleiro, 0x3. A Esc. do Grêmio de Santa Cruz em um pênalti duvidoso, que Arthur quase defendeu 01×03. Faltando 15 minutos para o final do jogo, Eduardo Bergonsi, goleiro foi para o jogo. Arthur ribas saiu Ovacionado e recebeu um grande abraço do professor Antônio Araújo na saída de campo. A sub 11 seguiu jogando bem e controlando o jogo. Lineker Freitas tabelou com Rafael Muller, que arrancou, invadiu a área e só escolheu o canto, 01×04. A partida já estava definida e o tempo regulamentar próximo do seu final, quando Rafael Muller entrou driblando pelo lado esquerdo da defesa adversária e desferiu um chute fortíssimo marcando o 5º gol da Futuro Craque/Atleta cidadão.
Placar final:
Esc. Do Grêmio Santa Cruz 01 x 05 Futuro Craque/Atleta Cidadão.
Participaram da partida:
Arthur ribas, Eduardo Bergonsi, Jessé Silva soares, Anderson Pulgatti, Enrico Riva, Lineker Freitas, Leonardo Pacheco, Matheus Bernardino, Gabriel Burttet, Rafael Muller, Nícolas Araújo, e Carlos Eduardo Backendorf.