A convite da equipe de avaliação do Grêmio FBPA, Mais especificamente pelos avaliadores William Silva dos Santos e Francesco Garcia Barletta Futuro Craque foi ao C.T. de Eldorado do sul nesta quarta-feira, para realização de dois jogos amistosos contra a Seleção sub 15 e contra a equipe de meninos sub 15 que está em avaliação no clube. Foram dois jogos exemplares.
No primeiro a categoria sub 15 da Futuro Craque enfrentou a equipe que está em avaliação. Um time de bom porte físico e com boa técnica, um excelente grupo de testes, problema para a equipe de avaliação.
Para a FC, foi um ótimo teste para que nossos atletas possam ter idéia do que é a realidade de um grande clube. Na primeira etapa conseguimos jogar muito bem e bloquear as principais jogadas do ataque tricolor. O meio campo com bom poder de marcação colaborou para isso. Mas em uma falha do sistema defensivo a bola sobrou para o atacante que acertou um belo chute longe do alcance de Felipinho, abrindo o placar. Nossa equipe sentiu a carência de um maior poder de fogo no ataque e de uma chega maior a frente de seu meio campo. Na segunda etapa em uma boa jogada de Vinícius Gomes, Tuta empatou o jogo. Após o empate a comissão técnica da FC mudou o esquema tático e retirou um dos zagueiros, para que todos os seus atletas pudessem jogar e provar de um “choque de realidade”. A mudança do esquema e a alternância de atletas fragilizaram o meio campo e abriu espaços para a equipe do Grêmio que se aproveitou e ampliou o placar. Placar final Grêmio FBPA 3×1 Futuro Craque.
Foi um excelente teste para a sub 15 da Futuro Craque, que pode vivenciar outra maneira de jogar futebol e ter idéia do quão é difícil chegar ao patamar de ser um atleta do Imortal Tricolor.

O segundo jogo da tarde a sub 17 enfrentou a seleção pré-infantil do Grêmio, um time forte, muito bem treinado e organizado taticamente. Foi um primeiro tempo onde a Futuro Craque se preocupou muito em destruir as principais investidas do adversário. Um jogo de muita marcação no meio campo. A sub 17 errou muitos passes durante a primeira etapa, sempre depois de recuperar a bola. As chances de conclusão foram poucas para ambos os lados, pois as defesas se sobressaíram sobre os atacantes. Na segunda etapa depois de alguns ajustes da comissão técnica as Futuro Craque voltou muito melhor. Continuou marcando bem, melhorou o passe e conseguiu chegar com mais qualidade à frente. Zóio fez grande jogada pela esquerda invadiu a área e bateu em cima do goleiro. Em um belo lançamento de foca Rômulo arrancou e foi derrubado pelo último homem da defesa do Grêmio, o árbitro marcou a falta, mas mostrou apenas amarelo para o defensor, começava aí a arbitragem a decidir o jogo. O jogo estava mais franco e a equipe gremista começou a arriscar chutes de média distância, mas Marcelo em tarde inspiradíssima fez ótimas defesas sempre firmes. Eduardo Elias era um gigante no meio campo junto com Lucas Dinão. E os alas Pato e Tales deram outro ritmo à equipe chegando mais a frente junto com os atacantes. Os Zagueiros Jacson Barth e Jakson “bob” estiveram impecáveis. Quando o jogo parecia se encaminhar para um empate o “SR”. De preto começou a fazer das suas. Marcava somente próximo a nossa área e deixava os donos da casa bater sem expulsar ninguém. O tempo de jogo combinado (30min/30min) já havia terminado, mas o “Sr.” De preto queria jogo. E já nos acréscimos, (35min) a Futuro Craque sofreu o golpe fatal.
Aos 37 o apitador encerrou a partida. Um pouco antes Diego Berté foi expulso por jogada ríspida fora do lance de bola.
Este também foi um excelente teste para a sub 17, que se mostrou ser uma equipe sólida de muita pegada e que tem tudo para ir muito longe na sulicampe.
São tardes como estas que nos fazem sentir que vale a pena trabalhar com vocês e que estamos no Caminho certo.
Parabéns Guerreiros